top of page
Apresentação

Apresentação

    Nem todo mundo que vive no Brasil nasceu ou foi criado nesse país. Tem muita gente – crianças, inclusive – que precisou abandonar o seu país de origem e buscar uma vida melhor em outros lugares, seja por dificuldades financeiras, guerras ou por perseguição baseada em raça, religião, nacionalidade, identidade de gênero, orientação sexual, opinião política ou devido à violação de direitos humanos. E esse movimento de deslocamento de refugiados e imigrantes é agora um dos maiores registrados na história. Com a pandemia, a situação tem se agravado para certoss grupos de imigrantes.

     O Brasil é um país de imigrantes. Os primeiros estrangeiros a chegar, os portugueses, nos legaram a língua e os costumes. Mais tarde, na segunda metade do século 19, outros europeus deixaram seus países de origem com destino ao Brasil: espanhóis, italianos, alemães, a maioria atraída pelo trabalho proporcionado pelo café, que necessitava de trabalhadores para substituir a mão de obra escrava. No século 20, foi a vez de os japoneses desembarcarem aqui.

     Segundo pesquisas que efetuei em diversas fontes que mencionarei nas referências no final dessa apresentação, desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), nunca se viu tantos problemas migratórios pelo mundo pelos mais diversos motivos, que vão de conflitos internos em seus países até perseguições políticas e violações de direitos humanos. São 66 milhões de pessoas que vivem essa realidade.  A especialista em migração e refugiados, Patrícia Nabuco Martuscelli, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP, esclarece que “os refugiados são pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem em busca de asilo em outros países. Há ainda pessoas que tentam escapar da pobreza e violência de seus países”, explica. Aqui no Brasil, em função da proximidade de fronteiras, o maior fluxo atualmente são os de venezuelanos, mas em outros tempos foram os bolivianos, haitianos e sírios.

     É importante esclarecer que refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem. No caso dos imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção, com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.

       Convém mencionar o fato, e ele também é a tônica desse site, que muitos estrangeiros que aqui aportaram deram imensas contribuições para a literatura brasileira. Um ótimo trabalho de pesquisa que me norteou para a confecção desse site foi A literatura brasileira, ao mesmo tempo em que é influenciada, ela também exerce grande influência na história cultural, social, política e econômica de todos, pois é de forte contribuição ao desenvolvimento da sociedade, refletindo sobre os valores vigentes, indagando a respeito de questões sociais, de relações humanas e de conflitos oriundos desta. Na realidade, o texto literário, em especial, é a escrita da vivência, reflexão, entendimento e questionamento de cada indivíduo na sociedade, é a escrita de tribulações, amores, pensamentos, ideais, lutas, etc. 

     Esse site, portanto, tem como objetivo auxiliar os estudiosos que estão envolvidos em pesquisas diretamente relacionadas a imigrantes e sua contribuição para a literatura. Aqui encontrarão fontes, referências de obras e especialistas no tema e ebooks contendo o melhor sobrw o tema visando a contribuir para a melhor compreensão do tema.

       BOA PESQUISA E LEITURA A TODOS !

      

      

Referências

Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo) -  unidade de pesquisa interdisciplinar e multidisciplinar na área de Demografia e Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Site : https://www.nepo.unicamp.br/nepo.html
 

LORENA, Penalva, A Figura do Imigrante na Literatura Brasileira - O objetivo deste trabalho é estudar as diferentes figurações da imigração e a condição do imigrante na literatura brasileira contemporânea, a partir de três romances: Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum; A chave de casa, de Tatiana Salem Levy e Amrik, de Ana Miranda. O enfoque será dado às errâncias, aos deslocamentos na literatura refletindo sobre os imaginários do pertencimento em tempos de globalização (tempo em que as mobilidades culturais tomam força desmedida), a partir de contribuições teóricas da crítica cultural e da literatura comparada. 
Contemporânea. http://www.anaisdosappil.uff.br/index.php/VIIISAPPIL-Lit/article/view/829/514

LIVROS SOBRE REFUGIADOS E IMIGRANTES PARA CRIANÇAS - A literatura apresenta oportunidades para conversar com as crianças sobre temas sensíveis como imigração e a infância em situação de refúgio. Veja no link :
https://lunetas.com.br/livros-refugiados-imigrantes-criancas/

A INFLUÊNCIA DA LITERATURA ÁRABE

clique8.gif

Clique na figura para ir ao site

arabe lit.JPG
conchas.png

Copyright 2020 @ por Vera Lúcia Lopes Dias

Todos os direitos reservados

Contador de Visitas

bottom of page